sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Albino Aroso

R.I.P Albino Aroso

por Shyznogud, em 26.12.13 | Blog Jugular



No dia da sua morte uma vénia a este senhor espantoso, que fez brutalidades pela saúde reprodutiva das mulheres e, consequentemente, da saúde materno-infantil em Portugal.

Adenda: uma biografia bastante completa na TSF, de que realço:

Foi na década de sessenta que Albino Aroso se tornou num verdadeiro militante do planeamento familiar. Envolveu-se empenhadamente na fundação da Associação para o Planeamento da Família, que surgiu em 1967, e participou no processo de integração dos médicos hospitalares nas correspondentes carreiras, como delegado da Ordem dos Médicos.
Em 1969 foi nomeado diretor do Serviço de Ginecologia do Hospital de Santo António, cargo que ocupou até à aposentação. Já na qualidade de diretor, e nesse mesmo ano, criou a primeira consulta pública e gratuita de planeamento familiar, uma ousadia para a mentalidade dominante ao tempo. Em 1974 foi eleito para o Comité Executivo da Região Europeia da Federação Internacional do Planeamento da Família, e introduziu em Portugal a distribuição gratuita dos primeiros dispositivos intra-uterinos.(...) 
Albino Aroso ocupou cargos governamentais por duas vezes. Em 1976 integrou o VI Governo Provisório como secretário de Estado da Saúde, e entre 1987 e 1991 fez parte do XI Governo Constitucional como secretário de Estado Adjunto da Saúde. Foi um ativista na causa da despenalização do aborto, e o primeiro vencedor do Prémio Nacional de Saúde, criado em 2006 pelo então Ministro da Saúde, Correia de Campos.
Defensor da dignidade e dos direitos da mulher, Albino Aroso foi um dos obreiros mais persistentes na luta contra a mortalidade infantil, contribuindo decididamente para colocar Portugal nos lugares cimeiros deste indicador da saúde, nomeadamente através do trabalho desenvolvido na Comissão de Saúde Materno-Infantil.

Sem comentários:

Enviar um comentário