Alaide Costa
Alaíde Costa is an important interpreter who had great success in the '60s. Her obstinate adherence to her delicate style, especially suited to the sensitive Brazilian genre modinha, made her be put aside…
Read Full Biography
Read Full Biography
Premiada com o KIKITO DO FESTIVAL DE GRAMADO DE 2020, de melhor artista coadjuvante
Alaíde faz uma live no YOUTUBE BLUE NOTE show dia 2 de outubro que comemorará seu premio e seus 85 anos de vida, dentro do Projeto LIVES PELA ARTE
Para essa apresentação especial, a cantora se apresenta acompanhada ao piano de Giba Estebez. E tem a honra de receber dois convidados: Gílson Peranzzetta e João Donato.
No repertório visita clássicos da Bossa Nova, passando pelos momentos marcantes de sua carreira. Estão no roteiro Onde está Você, Dindi, Estrada Branca, Primavera, entre outras.
Alaíde Costa é cantora e compositora. Aos 16 anos, inscreve-se no programa de calouros de Ary Barroso (1903-1964) e interpreta “Noturno em Tempo de Samba” [Custódio Mesquita e Evaldo Ruy]. Em 1955, assina o primeiro contrato artístico como crooner do Dancing Avenida. Grava seu 78 rpm de estreia em 1956, pela Mocambo, com a música “Tens que Pagar”, de sua autoria em parceria com Airton Amorim. No ano seguinte, ao registrar o bolero “Tarde Demais” [Raul Sampaio e Hélio Costa] pela Odeon, profissionaliza-se no rádio e nos estúdios de gravação.
Durante a produção do terceiro 78 rpm, por intermédio de João Gilberto (1931), aproxima-se da turma da bossa nova. Em 1959, ao lado de Sylvia Telles (1934-1966), Billy Blanco (1924-2011), Ronaldo Bôscoli (1928-1994), Carlos Lyra (1939) e Roberto Menescal (1937), participa do 1o Festival de Samba Session, no Rio de Janeiro.
Apresenta-se no show O Fino da Bossa, em São Paulo, em 1964, interpretando “Onde está Você”, composição de Oscar Castro Neves e Luverci Fiorini. No ano seguinte, em Alaíde & Alaúde, divide o palco do Theatro Municipal de São Paulo com o violonista Antonio Carlos Barbosa-Lima (1944), em espetáculo de canções renascentistas dirigido pelo maestro Diogo Pacheco (1925).No início dos anos 1970, quando grava, em dueto com Milton Nascimento (1942), o samba “Me Deixa em Paz” [Monsueto Menezes e Airton Amorim], incluído no disco Clube da Esquina (1972). Em 2003, ao lado de Johnny Alf, apresenta-se no Queen Elizabeth Hall, em Londres, durante o London Jazz Festival.
Alaíde Costa pode ser considerada uma estilista da música popular brasileira, definidora de uma maneira de cantar. Com voz suave, segura, e de grande domínio técnico (especialmente nas regiões mais agudas), caracteriza-se pela emissão delicada que dispensa o uso de vibratos.
No repertório visita clássicos da Bossa Nova, passando pelos momentos marcantes de sua carreira. Estão no roteiro Onde está Você, Dindi, Estrada Branca, Primavera, entre outras.
Sem comentários:
Enviar um comentário