terça-feira, 28 de maio de 2019

Carminho: Som de Portugal no Arte do Artista

Depois de transformar o estúdio num antigo Cabaré da Lapa, Aderbal conversa com a cantora e compositora de fado Carminho. A jovem portuguesa, filha da também fadista Teresa Siqueira, é considerada uma das mais talentosas e inovadoras da sua geração.
A cantora tem outros gêneros musicais em seu repertório, como a música popular portuguesa,  jazz, pop, rock, e mesmo a MPB. “Cresci ouvindo Elis Regina, Milton Nascimento, Chico Buarque, essa geração tão marcante”, conta. Hoje, pelo contato com esses artistas, Carminho pode se aprofundar mais nas raízes brasileiras: “passei a perguntar a eles, curiosa, sobre quem foram seus mestres e aí fiquei conhecendo Cartola, Nelson Cavaquinho e a maravilhosa Elizeth Cardoso.”
Aderbal a provoca e cita trechos de sambas-canção famosos. Ela concorda com as similaridades entre a melancolia de ambos os estilos: “sim, essas músicas tem fado”. E sobre o que é de fato o fado, ela diz que “são esses dois polos, o mar e o amor, tão presentes nos ambientes em que o fado nasceu, na zona portuária de Lisboa.”





____ Direção geral e apresentação: Aderbal Freire-Filho
Direção artística: Fernando Philbert Produção artística: Sérgio Cardia Produção: Bruno Souza, Charles Oliveira, Henrique  Lima e Jefferson Mendes Criação e texto: Aderbal Freire-Filho Roteiro: Simplício Neto Edição e finalização: Daniele Vallejo



Sem comentários:

Enviar um comentário