domingo, 26 de março de 2017

No Ar: Old Jerusalem

Francisco Silva é um nome ainda menos conhecido do que Old Jerusalem, mas ambos representam as vidas mundana e artística de um músico que o mundo português continua a não ter como referência importante de uma certa folk com sabor a Will Oldham (“Old Jerusalem” é, como se sabe, nome de uma canção do músico americano na sua encarnação Palace Music, incluída no álbum Viva Last Blues, de 1995), Bill Callahan, Nick Drake, entre outros artistas de igual calibre.

Ativo, discograficamente falando, desde 2002, Old Jerusalem começou a sua carreira ao lado dos Alla Polacca, percorrendo, posteriormente, caminhos muito próprios e de grande identidade artística, nunca se desviando deles, nem entrando em facilitismos comerciais. Por vezes a solo, outras reunido com os amigos de sempre, ora produzindo discos mais intimistas, ora dando mostras de um som mais coeso de banda, mas sempre com um esgar de tranquilidade, delicadeza e melancolia como imagens de marca do seu trabalho, Old Jerusalem chega a 2016 com sete álbuns em carteira, o último dos quais dá pelo nome de A Rose Is A Rose Is A Rose, título-verso retirado, com poucas diferenças, de “Sacred Emily”, um importante e conhecido poema de Gertrude Stein, do livro Geography And Plays, de 1922.
Altamont


A ROSE IS A ROSE IS A ROSE, O DISCO MAIS BONITO DO ANO

 Num registo profundo e acústico, o álbum desencadeia as emoções fortes de que a música é capaz. Um dos trabalhos mais bonitos deste ano.
Espalha factos


Em A Rose is a Rose is a Rose a essência é a mesma, o tom igualmente. Mas é um álbum maior, literalmente. O álbum de alguém que vemos atravessar o tempo, cantando pequenas e pungentes vinhetas da vida que passa.
  Público





  http://antena3.rtp.pt   http://www.rtp.pt/play/direto/antena3



Sem comentários:

Enviar um comentário