quinta-feira, 3 de setembro de 2015

No país do CM

 POR VALUPI | Blog Aspirina B

Correio da Manhã está em campanha para condicionar Rui Rangel – Rui Rangel já criticou publicamente a investigação – pretendendo o esgoto a céu aberto uma de duas coisas: ou que Rangel recuse o processo ou que Rangel recuse conceder qualquer valimento às teses da defesa.
Esta é uma oportunidade para dizer que o pasquim tem razão do ponto de vista da independência percebida. Rangel já se pronunciou sobre o caso e fê-lo de forma crítica para a Justiça. Não tendo o seu carácter ficado comprometido, qualquer decisão sua, caso venha a julgar o recurso, não conseguirá escapar à conspurcação mediática que os trastes estão a fazer.
O CM não se limita a agir com soberba impunidade, aproveitando todas as oportunidades para se impor como poder fáctico acima das instituições da República, sejam partidos, Justiça ou Parlamento. A forma como neste jornal se persegue Sócrates – portanto, o PS; logo, a democracia – despejando dados da investigação, verdadeiros ou falsos, a seguir a cada declaração pública de Sócrates, e fazendo contínuos editoriais onde a sua culpabilidade é dada como certeza absoluta, não suscita mais do que um ou outro protesto, e só daqueles para desabafar. Acontece que este jornal tem uma cobertura muito maior do que a da sua tiragem, onde já é líder. Este jornalismo “popular” é lido em inúmeros locais públicos, canalizando o apelo populista contra os políticos – nascido da crise, da iliteracia e do envelhecimento – para os alvos socialistas, cujo maior símbolo e troféu de caça é Sócrates. O povinho não está interessado nos amanhãs do Jerónimo, o povinho acha é que a condenação de Sócrates e restante malandragem já devia ter sido despachada ontem.
Mas para quê estar a perder tempo com este assunto se nem sequer o PS está preocupado? Bom, é porque o que está em causa não diz só respeito, nem fundamentalmente, ao PS. Um país com medo do CM pode ser algo que agrade ao PSD e ao CDS, os beneficiários políticos das canalhices. Não me parece é que passar a vida com medo destes pulhas valha a pena.


Sem comentários:

Enviar um comentário