sexta-feira, 27 de junho de 2014

Milton Nascimento | Pieta






   
Milton Nascimento | Pieta

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Cotação: 
Em forma e conteúdo, Pietá representa um grande passo à frente na carreira de Milton Nascimento, que corria o risco de, neste início de terceiro milênio, "ficar para trás" em termos de criatividade na comparação com os outros medalhões da MPB. Recorrendo ao espírito do Clube da Esquina original, Milton cercou-se de jovens talentos e soube usar essa juventude para revitalizar sua música. O resultado é seu disco mais vigoroso desde muitos anos; talvez, desde o últimoClube da Esquina, de 1978. Deixando sua natural afinidade com sonoridades como o pop e o jazz soarem fluidas, nas mãos do arranjador Eumir Deodato (que trabalhou com o cantor nos anos 60), Milton concentra-se no canto, com ótimos resultados. A integração com os novatos (alguns nem tanto) também ficou espontânea, sem costuras. No topo disso tudo, uma saudável disposição para não se repetir, mesmo ao repisar estilos de composição e ritmos já familiares para os conhecedores de sua carreira.

Muito já se falou a respeito da participação de Maria Rita Mariano, filha de Elis Regina, no disco, e realmente a moça brilha nas três canções que Milton consagra a ela em Pietá. Em especial, Voa Bicho, pérola quase saltitante na qual a jovem arrepia pela semelhança entre sua voz e a de sua mãe. Mas no doce dueto deTristesse é que Maria Rita atinge o momento de maior beleza, envolta em macio arranjo de Deodato, a bordo de cello e sopros. É bom reafirmar, no entanto, que nem só de Maria Rita e Eumir vive o disco. As duas outras convidadas de Milton, Simone Guimarães e Marina Machado, fazem igualmente bonito, substituindo o frescor intuitivo da filha de Elis pela segurança e experiência. Beleza e Canção, com Simone, e Casa Aberta, com Marina, as melhores intervenções de cada uma das vocalistas, são a prova disso. A sós, Milton brilha como intérprete e liquida a fatura eficazmente como compositor, escorado no refinamento instrumental de Deodato (A Lágrima e o Rio) ou não (como nas mais despojadas e pop Às Vezes Deus Exagera e Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor). Num clima de revisita ao Clube da Esquina, Bituca não se deixou ficar olhando velhos álbuns de retratos e tocou o barco em frente. (Marco Antonio Barbosa)
1 A feminina voz do cantor
(Milton NascimentoFernando Brant)
2 Casa aberta
(Chico AmaralFlávio Henrique)
3 Beleza e canção
(Milton NascimentoFernando Brant)
5 Quem sabe isso quer dizer amor
(Márcio BorgesLô Borges)
6 Imagem e semelhança
(Kiko ContinentinoMilton NascimentoBena Lobo)
7 A lágrima e o rio
(Wilson LopesMilton NascimentoRicardo Nazar)
8 Voa bicho
(Telo BorgesMárcio Borges)
9 Outro lugar
(Elder Costa)
10 Às vezes Deus exagera
(Bruno Nunes)
11 Cantaloupe Island
(Herbie Hancock)
14 Meninos de Araçuaí
(Telo BorgesMilton Nascimento)
16 Vozes do vento
(Kiko ContinentinoMilton Nascimento)

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