Milton Nascimento | Pieta
{http://cliquemusic.uol.com.br/}
Cotação:
Em forma e conteúdo, Pietá representa um grande passo à frente na carreira de Milton Nascimento, que corria o risco de, neste início de terceiro milênio, "ficar para trás" em termos de criatividade na comparação com os outros medalhões da MPB. Recorrendo ao espírito do Clube da Esquina original, Milton cercou-se de jovens talentos e soube usar essa juventude para revitalizar sua música. O resultado é seu disco mais vigoroso desde muitos anos; talvez, desde o últimoClube da Esquina, de 1978. Deixando sua natural afinidade com sonoridades como o pop e o jazz soarem fluidas, nas mãos do arranjador Eumir Deodato (que trabalhou com o cantor nos anos 60), Milton concentra-se no canto, com ótimos resultados. A integração com os novatos (alguns nem tanto) também ficou espontânea, sem costuras. No topo disso tudo, uma saudável disposição para não se repetir, mesmo ao repisar estilos de composição e ritmos já familiares para os conhecedores de sua carreira.
Muito já se falou a respeito da participação de Maria Rita Mariano, filha de Elis Regina, no disco, e realmente a moça brilha nas três canções que Milton consagra a ela em Pietá. Em especial, Voa Bicho, pérola quase saltitante na qual a jovem arrepia pela semelhança entre sua voz e a de sua mãe. Mas no doce dueto deTristesse é que Maria Rita atinge o momento de maior beleza, envolta em macio arranjo de Deodato, a bordo de cello e sopros. É bom reafirmar, no entanto, que nem só de Maria Rita e Eumir vive o disco. As duas outras convidadas de Milton, Simone Guimarães e Marina Machado, fazem igualmente bonito, substituindo o frescor intuitivo da filha de Elis pela segurança e experiência. Beleza e Canção, com Simone, e Casa Aberta, com Marina, as melhores intervenções de cada uma das vocalistas, são a prova disso. A sós, Milton brilha como intérprete e liquida a fatura eficazmente como compositor, escorado no refinamento instrumental de Deodato (A Lágrima e o Rio) ou não (como nas mais despojadas e pop Às Vezes Deus Exagera e Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor). Num clima de revisita ao Clube da Esquina, Bituca não se deixou ficar olhando velhos álbuns de retratos e tocou o barco em frente. (Marco Antonio Barbosa)
Muito já se falou a respeito da participação de Maria Rita Mariano, filha de Elis Regina, no disco, e realmente a moça brilha nas três canções que Milton consagra a ela em Pietá. Em especial, Voa Bicho, pérola quase saltitante na qual a jovem arrepia pela semelhança entre sua voz e a de sua mãe. Mas no doce dueto deTristesse é que Maria Rita atinge o momento de maior beleza, envolta em macio arranjo de Deodato, a bordo de cello e sopros. É bom reafirmar, no entanto, que nem só de Maria Rita e Eumir vive o disco. As duas outras convidadas de Milton, Simone Guimarães e Marina Machado, fazem igualmente bonito, substituindo o frescor intuitivo da filha de Elis pela segurança e experiência. Beleza e Canção, com Simone, e Casa Aberta, com Marina, as melhores intervenções de cada uma das vocalistas, são a prova disso. A sós, Milton brilha como intérprete e liquida a fatura eficazmente como compositor, escorado no refinamento instrumental de Deodato (A Lágrima e o Rio) ou não (como nas mais despojadas e pop Às Vezes Deus Exagera e Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor). Num clima de revisita ao Clube da Esquina, Bituca não se deixou ficar olhando velhos álbuns de retratos e tocou o barco em frente. (Marco Antonio Barbosa)
1 A feminina voz do cantor
(Milton Nascimento, Fernando Brant)
(Milton Nascimento, Fernando Brant)
2 Casa aberta
(Chico Amaral, Flávio Henrique)
(Chico Amaral, Flávio Henrique)
3 Beleza e canção
(Milton Nascimento, Fernando Brant)
(Milton Nascimento, Fernando Brant)
4 Tristesse
(Telo Borges, Milton Nascimento)
(Telo Borges, Milton Nascimento)
5 Quem sabe isso quer dizer amor
(Márcio Borges, Lô Borges)
(Márcio Borges, Lô Borges)
6 Imagem e semelhança
(Kiko Continentino, Milton Nascimento, Bena Lobo)
(Kiko Continentino, Milton Nascimento, Bena Lobo)
7 A lágrima e o rio
(Wilson Lopes, Milton Nascimento, Ricardo Nazar)
(Wilson Lopes, Milton Nascimento, Ricardo Nazar)
8 Voa bicho
(Telo Borges, Márcio Borges)
(Telo Borges, Márcio Borges)
9 Outro lugar
(Elder Costa)
(Elder Costa)
10 Às vezes Deus exagera
(Bruno Nunes)
(Bruno Nunes)
11 Cantaloupe Island
(Herbie Hancock)
(Herbie Hancock)
12 Pietá
(Chico Amaral, Milton Nascimento)
(Chico Amaral, Milton Nascimento)
13 Beira-mar novo
(Folclore do Vale do Jequitinhonha)
(Folclore do Vale do Jequitinhonha)
14 Meninos de Araçuaí
(Telo Borges, Milton Nascimento)
(Telo Borges, Milton Nascimento)
15 Boa noite
(Chico Amaral, Milton Nascimento)
(Chico Amaral, Milton Nascimento)
16 Vozes do vento
(Kiko Continentino, Milton Nascimento)
(Kiko Continentino, Milton Nascimento)
Sem comentários:
Enviar um comentário