segunda-feira, 7 de abril de 2014

Leituras

A Opinião de…?

Olhando para a papelada em cima da mesa,
ninguém diria que o programa se chama
«A Opinião de José Sócrates»

José Rodrigues dos Santos já tinha dado provas do que era capaz. Por exemplo, quando, imediatamente antes da entrevista de José Sócrates há um ano na RTP, apresentou um extenso e tendencioso libelo contra o entrevistado, reproduzindo, sem um mínimo de pudor, as posições da direita sobre a situação do país e o chumbo do PEC IV.

Neste sentido, o estilo «confrontacional» que adoptou no programa «A opinião de José Sócrates» é o corolário lógico de alguém que não se importa de fazer todo o tipo de fretes à direita, que contrasta com a forma reverente como trata os políticos do PSD. Basta ver esta entrevista respeitosa a um «Senhor Primeiro-ministro» [Passos Coelho] que se estatela nas suas próprias contradições ou o modo cortês como costuma conduzir a conversa semanal com Morais Sarmento (v.g., aquiaqui e aqui).

Mas José Rodrigues dos Santos é apenas uma figura menor (e mal preparada, como se vê) lançada para tentar boicotar o programa de José Sócrates. Sabendo-se que, desde os tempos mais longínquos, há quem se disponha, a mando do poder, a cumprir os papéis mais abomináveis com um zelo inesgotável, a questão ultrapassa esta patética criatura.

Independentemente de se estar de acordo com o formato de programas em que comentadores que exerceram funções políticas expressam a sua opinião — Marcelo Rebelo de Sousa, Marques Mendes, Morais Sarmento, Bagão Félix, Manuela Ferreira Leite, Santana Lopes, Francisco Louçã, Augusto Santos Silva, etc. —, a verdade é nenhum outro comentador é objecto do tratamento obsessivo e desequilibrado a que é sujeito José Sócrates.

Cabe assim perguntar:
    1. Os partidos da oposição não têm uma palavra a dizer sobre uma situação que configura um manifesto acto de claustrofobia democrática?
    2. As instituições representativas dos jornalistas entendem que o pivot da RTP está a cumprir as regras de ética, rigor e isenção a que classe está obrigada?
    3. A ERC não encontra motivos para se pronunciar quando «A Opinião de José Sócrates» é transformada n’ «O inquérito a José Sócrates»?
    4. Há alguém que acredite que a RTP está a salvo das pressões do Governo?

Sem comentários:

Enviar um comentário