sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Leituras




Da série "Frases que impõem respeito" [838]



Quase todas as pessoas envolvidas no escândalo do BPN são militantes do PSD e não perderam a sua militância.
World Press Photo
Congratulations to John Stanmeyer, the author of the World Press Photo of the Year 2013! You can browse the entire gallery of winners exclusively on our website at http://www.worldpressphoto.org/awards/2014




Bartoon | Público
FERNANDA CÂNCIO

Viciados no aborto

por FERNANDA CÂNCIOHoje | Diário de Notícias

Esta semana ficámos a saber uma coisa escandalosa: desde que foi legalizado o aborto, ocorrem muito mais abortos legais do que quando o aborto era ilegal. Naturalmente, há quem, chocado com este estado de coisas, proponha soluções. A mais óbvia, proposta pelo Governo espanhol, é ilegalizar: não deixa de haver abortos, mas passamos a ignorá-los, só dando conta deles quando morre uma mulher ou é desmantelado um negócio abortivo. E se o Estado pode gastar mais em tratamentos das complicações do aborto ilegal e custos associados, as contas ficam tão clandestinas como os abortos - debaixo do tapete.
Como por cá a legalização resultou de referendo e não há esperança de que repeti-lo dê vitória ao não, a estratégia é martelar a ideia de que o número de abortos legais é "muito elevado", "custa demasiado aos contribuintes", "há muitas repetições" e, cúmulo, "as desavergonhadas que abortam podem meter um mês de licença paga." Tudo para forçar a mudança da regulamentação já que, como a porta-voz Isilda Pegado não se cansa de repetir, agora coadjuvada pelo patriarca de Lisboa, os portugueses "votaram a favor da legalização mas não do pagamento dos abortos pelo Estado."
Ora tendo decorrido seis anos e meio desde a entrada em vigor da lei e estando disponíveis números até 2012, 101 mil abortos por opção da mulher até às 10 semanas equivalem a pouco mais de 18 mil por ano, correspondendo a uma das menores taxas da Europa e abaixo de todas as previsões. A dos adeptos do "sim" - 20 mil, assentando na estimativa-base, 20% dos nados-vivos -; a do então ministro da Saúde, que em janeiro de 2007 disse esperar até 30 mil abortos anuais; a da Plataforma não Obrigado, que, pela voz de António Borges, predizia que a legalização implicaria 30 mil a 46 mil por ano.
Quanto ao número de abortos repetidos, é menos de 1% (dos países europeus que apuram taxa de repetição, somos o que apresenta a menor, atrás de Itália, França e Espanha) e 60% das portuguesas que abortam são mães. Já as infames " licenças por aborto", que incluem os espontâneos e por motivos médicos, mantêm-se abaixo das 5000 anuais antes e após 2007 - em 2012 foram até menos do que em 2005.
Como explicar, pois, a repetição das mesmas falsidades? Se Borges já não pode explicara sua espantosa previsão, os correligionários desprezam-lhe a memória ao fingir que nunca existiu. Fingem até que não afiançaram que legalizar "custaria ao Estado 20 a 30 milhões de euros por ano" (na realidade custa 12) e que na mesma ocasião a também já desaparecida Maria José Nogueira Pinto não concluiu: "Quem não está de acordo em pagar abortos com os seus impostos deve, obviamente, votar "não" no referendo."

Sem comentários:

Enviar um comentário