quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Leituras

De baixa

— Ó Doutor, ando a fazer das tripas coração há três anos. Não aguento mais.
⇒ Miguel Abrantes | Blog Câmara Corporativa











«Aproxima-te um pouco de nós, e vê.
O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O desprezo pelas ideias aumenta em cada dia. Vivemos todos ao acaso. Perfeita, absoluta indiferença de cima a baixo! Toda a vida espiritual, intelectual, parada. O tédio invadiu todas as almas. A mocidade arrasta-se envelhecida das mesas das secretarias para as mesas dos cafés. A ruína económica cresce, cresce,cresce. As quebras sucedem-se. O pequeno comércio definha. A indústria enfraquece. A sorte dos operários é lamentável. O salário diminui. A renda também diminui. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.(...) Perdeu-se o sentimento de cidade e de pátria: o cidadão desapareceu; e todo o país não é mais do que uma agregação heterogénea de inactividades que se enfastiam.»





Eça de Queiroz, Maio de 1871, «As Farpas», coordenação de Maria Filomena Mónica, ed.Principia





“Qual é a pressa?”


Partidos da coligação aproximam-se do PS
Sondagem da Eurosondagem para o Expresso e para a SIC, relativa ao mês de dezembro, mostra uma ligeira subida de PSD e CDS e uma descida dos socialistas.
PSD e CDS a subir, PS a descer mas a manter a liderança. No entanto, António José Seguro continua a ser o líder mais popular e Passos Coelho mantém saldo negativo. Estes são os dados mais significativos da sondagem mensal da Eurosondagem para o Expresso e a SIC.
Os partidos do Governo, tal como o Bloco de Esquerda, subiram ligeiramente nas preferências dos portugueses. PSD e CDS juntos somam 35%, o que significa uma subida de um ponto percentual em relação a novembro. Ainda assim, os socialistas continuam à frente nas intenções de voto com 36,5%, apesar de uma descida de 0,8%. Os 49,5% que deram a vitória à coligação PSD/CDS em 2011 estão, assim, longe de serem atingidos nesta altura.
António José Seguro continua a ser o mais privilegiado na popularidade junto dos inquiridos. O Presidente da República também tem vindo a subir – de outubro a dezembro já cresceu 4 valores percentuais. Todos os líderes dos principais partidos registaram um aumento da popularidade, à exceção de Paulo Portas.
__
PSD, CDS e Cavaco a subirem nas sondagens. PS a descer mas – alto, pára tudo! – continua à frente e o seu líder é o mais querido do povoléu bom e sério. Portanto, os cães socráticos que ladrem até perderem o latido que a caravana do novo ciclo, do novo rumo e da nova forma de fazer política está bem, cada vez melhor, e vai na bisga em direcção aos amanhãs que dançam à volta do madeiro carbonizado.


Sem comentários:

Enviar um comentário