sexta-feira, 2 de agosto de 2013

NOVAS CARTAS PORTUGUESAS

  Maria Teresa Horta ( publicado no Facebook)


Porque fui convidada a escrever um prefácio para as "Cartas Portuguesas"
da Mariana Alcoforado, com uma tradução belíssima do poeta
Pedro Tamen, tornei às carta dela.
...
Porque então voltei, também, às "Novas Cartas Portuguesas", de minha autoria, de Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa. E porque fui procurar Roland Barthes, Goethe, Novalis, Kristeva e tantos outras e outros poetas e pensadores, de voo longo e olhares de poeta, hoje deixo-vos um poema das "Novas Cartas Portuguesas. - Atenção, que o poema não é, obviamente, do Cavaleiro de Chamilly!

POEMA QUE O CAVALEIRO DE CHAMILLY
ENVIOU NO DIA DA SUA PARTIDA À FREIRA
MARIANA ALCOFORADO



Senhora não
vos dais
nem a Deus nem a ternura

Que cuidais que não cuidais
em guardar corpo
e secura

Tão empenhada Senhora
vos estais no pano e no dano
em prazer e aventura
que nem vos cega o amor

Nem já por mim
de desejo
se vos acende a figura

Senhora se então vos perco
e da vossa boca o travo
seja eu que tão liberto
me distancie vos deixando
a raiva de me quereres perto

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário