quinta-feira, 18 de abril de 2013

Tom Jobim Canta Vinicius de Moraes

 
 
 
Antecipando em seis meses as homenagens ao décimo aniversário de morte de Vinicius de Moraes, Tom Jobim aceitou fazer, em janeiro de 1990, um show no Centro Cultural Banco do Brasil em que relembrou o amigo e parceiro. Dirigido por Paulo Jobim e Jaques Morelenbaum, Tom canta Vinicius, gravado em vivo, só foi lançado em CD dez anos depois, em julho de 2000. Quase uma década se passou até o relançamento do álbum pela Biscoito Fino neste ano de 2009.
Foi uma celebração íntima, um pequeno concerto de câmara com nove composições da dupla e sete de Vinicius, duas delas em parceria com Carlos Lyra (Você e Eu e Samba do Carioca) e uma com Toquinho (Carta ao Tom).
Tom (piano e voz) se apresentou acompanhado por Paula Morelenbaum (voz), Jaques Morelenbaum (cello), Paulo Jobim (violão e voz) e Danilo Caymmi (flauta e voz) e abriu o show com Soneto da Separação, esclarecendo à platéia que fizera a música de forma discreta, para "não atrapalhar" os versos do poeta, cujo talento musical enalteceu a seguir, apresentando três obras escritas e musicadas por Vinicius: Valsa de Eurídice, Sereneta do Adeus e Medo de Amar, as duas primeiras interpretadas por Paula e a terceira pelo próprio Tom.
Entre as duas primeiras músicas da dupla selecionadas para o espetáculo – Insensatez e Eu Não Existo sem Você, também cantadas por Paula, Tom declamou um poema, Poética, que dizia lembrar muito o amigo. Após o sétimo número (e o quinto interpretado por Paula), Derradeira Primavera, recitou a última estrofe de Canção para a Amiga Dormindo. A música seguinte, Modinha, é interpretada por Danilo, que também canta A Felicidade.
Os oito números restantes foram cantados por Paula, Tom ou os dois em dupla: Você e Eu (a voz é só da cantora), Ela é Carioca e Garota de Ipanema (Paula e Tom). Já Tom canta sozinho Samba do Carioca, Carta ao Tom e a paródica réplica Carta do Tom, que o maestro fez com Chico e Toquinho em 1977. O espetáculo termina com Pela Luz dos Olhos Teus (Paula e Tom), composta por Vinicius quando servia na embaixada do Brasil em Paris, depois de Tom ler os versos que um dia escrevera para o amigo.
 
 
 
01 -- Soneto Da Separação (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
02 -- Valsa De Eurídice (Vinicius de Moraes)
03 -- Serenata Do Adeus (Vinicius de Moraes)
04 -- Medo De Amar (Vinicius de Moraes)
05 -- Insensatez (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
06 -- Poética (Vinicius de Moraes)
07 -- Eu Não Existo Sem Você (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
08 -- Derradeira Primavera (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
09 -- Modinha (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
10 -- Eu Sei Que Vou Te Amar (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
11 -- Carta Ao Tom (Toquinho / Vinicius de Moraes) — Carta Do Tom (Toquinho / Tom Jobim / Chico Buarque)
12 -- A Felicidade (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
13 -- Você E Eu (Carlos Lyra / Vinicius de Moraes)
14 -- Samba Do Carioca (Carlos Lyra / Vinicius de Moraes)
15 -- Ela É Carioca (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
16 -- Garota De Ipanema (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
17 -- Pela Luz Dos Olhos Teus (Vinicius de Moraes)

Sem comentários:

Enviar um comentário