segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ah, se sócrates tivesse aguentado

 por Fernanda Câncio, Blog Jugular


 
 
 
'se o sócrates tivesse aguentado - politicamente era impossível aguentar-se - se na altura em que não queria pedir o resgate, naquela altura do pec iv (é evidente que o governo dele, passadas 24 horas já todos lhe tinham tirado o tapete), mas no plano só da ue, daquilo que se conhece viu-se que tanto a merkel como o então presidente do bce, estavam aflitíssimos, estavam a ceder, iam ceder. a sócrates, a portugal. porque não podiam deixar o país falir, nem podem.
(...)
eu não estou a dizer que tenha feito bem ou tenha feito mal. estou dizer só o seguinte: sócrates naquele quadro, teimosamente, disse 'eles hão-de resolver o assunto'. estava sozinho, já toda a gente lhe tinha tirado o tapete, o presidente da república, o psd também, o passos coelho, que de manhã lhe disse uma coisa e à tarde tinha dito outra e ele disse 'não peço resgate nenhum, eles têm de resolver o assunto'. e o que se vê nessa altura o que se vê na ue é merkel e o sr trichet a quererem ceder. a sócrates e a portugal e a dizerem 'nós temos de resolver o assunto, não podemos deixar o país ir à falência'.
(...)
a história tinha sido outra se nós tivessemos pedido a renegociação. porque no sócrates no fundo já depois de ter aceite o pec iv, porque ele estava no fundo a tomar a atitude que tomou a espanha, que tem resgate sem ter pedido resgate, que aquele lapso de tempo mostrou, que da parte da união europeia eles estavam sem recuo, porque tinham de ceder, não podiam deixar o país ir à falência.'
 
quem disse isto, quem foi? adriano moreira? mário soares? antónio guterres? zapatero? frio, frio, frio, geladinho. sim, esta é mesmo a semana das notícias extraordinárias, o mês das novidades incríveis.
 
o papa renuncia, check; um padre tuga acusa um bispo de o assediar, check; gaspar diz que quer mais tempo e mais investimento, check; relvas é insultado de gatuno e fascista numa sala de 20 metros quadrados e perseguido pelos corredores do iscte, check; quem se insurge contra insultos a relvas e à perseguição pelos corredores do iscte é acusado de 'respeitinho salazarento' e quiçá colaboracionismo, check; cavaco, que fora já dado como morto, salva as candidaturas autárquicas do psd descobrindo que uma lei com oito anos diz 'presidente da câmara' em vez de 'presidente de câmara' (ou será ao contrário?), check.
 
e agora eis que carlos carvalhas -- sim, o ex secretário-geral do pcp, aquele que lá esteve antes de jerónimo --, numa entrevista à antena 1, reabilita sócrates (e de caminho enterra o pcp, que com o chumbo do pec iv tornou o resgate inevitável e abriu o caminho à direita).
 
a parte transcrita está entre os 13 e os 18 minutos e 30 e tal segundos. vão ouvir, vão. não acreditem em mim -- e agradeçam à shyznogud, porque foi ela que descobriu esta maravilha.

Sem comentários:

Enviar um comentário