no Jornal i

"Se non è vero, è ben trovato..." Outro dia recebi o link para uma "notícia" que me fez recordar essa expressão italiana, uma espécie de elogio da mentira bem contada. Ao abrir o link, aparecia a imagem de uma página do Facebook, na área onde vemos o estado dos relacionamentos. A página era de uma tal de Juliet Capulet, afirmando que "is in a relationship and it's complicated" com um Romeo Montague.
Não sei se essa piada com Shakespeare prova que o nível intelectual de quem frequenta o Facebook é variado, mas, no mínimo, destaca a importância de se preencher bem o perfil no que toca à categorização da vida amorosa.
Explicando para quem não sabe: no Facebook pode-se estar "solteiro", "casado", "em relacionamento" ou "definir o que sinto ou o que tenho é complicado como o caraças, mas há algo que vivo com outra pessoa e que só interessa a nós dois que mesmo assim quero partilhar com o resto da humanidade, apesar de isso ser contraditório com todos os meus veementes discursos defendendo o respeito da minha privacidade ou contra essas pessoas que se exibem na internet". Claro que é possível deixar a definição da situação amorosa em branco. Ninguém vai achar que você é eremita ou assexuado. Quer dizer, quase ninguém.
Sempre que alguém actualiza o status aparece um aviso a dizer que algo se passou de bom ou de mau na sua cama. Os domingos são pródigos em mudanças de status. A quantidade de gente que passa do nada para o "em relacionamento" é imensa. Tanta demonstração de afecto é exagerada. Tenho uma amiga que, mesmo trocando de namorado como quem troca de penteado, exige de cada um deles uma prova suprema de que vale a pena passar da sala para o quarto. Se antes ela aceitava de bom grado um jantar num badalado restaurante da moda, hoje ela quer isso e ainda que o escolhido saque do seu iPhone em plena mesa e faça um post no Facebook dizendo, ao menos, que o que se passa entre eles "it's complicated".
Tenho um outro amigo que (sim, tenho amigos estranhos, aliás, só você é que só se relaciona com pessoas normais) se diverte a trocar o seu status de "solteiro" para "casado" ou o contrário. Ele (que não anda com ninguém há séculos) diz que isso anima a página, dando a ideia aos seus amigos virtuais (pelo menos aos que ele não conhece de verdade) de que a vida dele é movimentada. Faz isso e encomenda uma pizza por telefone. Os dicionários vão ter de encontrar definições novas para a palavra "solidão".
*Publicitário, escritor e facebooker
Sem comentários:
Enviar um comentário