George Gershwin (1898-1937), considerado o maior compositor americano, escreveu sua mais popular obra, "Rhapsody in Blue", em 1924, onde tenta descrever, segundo suas próprias palavras, "um caleidoscopio maravilhoso do que é a América".
A composição, com base jazzistica, foi a primeira obra "clássica"de um compositor americano. A estréia teve lugar no "Aerolian Hall",de New York, com a orquestra de Paul Whitman.
Seiji Ozawa (1935), considerado um dos melhores regentes da atualidade, dirigiu as maiores orquestras do mundo, e seu trabalho frente a Orquestra Filarmônica de Boston foi reconhecido com o uso do seu nome para batizar o auditório-sede da Orquestra.
Marcus Roberts (1963),pianista americano, nascido na Flórida, tem se apresentado com grandes orquestras sinfônicas tocando clássicos do jazz. Cego, desde jovem, faz uma brilhante carreira.
Este vídeo mostra a parte final da "Rhapsody in Blue", em concerto ao ar livre, em Berlim, com Ozawa dirigindo a "Orquestra Filarmônica de Berlim", tendo como solista Marcus Roberts, que se apresenta acompanhado pelo seu trio.
- Blog do Noblat
Sem comentários:
Enviar um comentário