
por Edson Athayde*
Jornal i
Imaginem as tradicionais sequências de abertura da série "Donas de Casa Desesperadas", as ruas pacatas, os jardins impecáveis, aqueles sorrisos indistintos e muito brancos nos rostos de pessoas idem. Como na série, acrescentem um subtexto de perversão a tudo isso. Bem-vindos a mais uma incrível história que mete gente incauta e o Facebook.
Objectivando, estamos no Wisconsin, estado do Midwest que se vangloria de ser a America's Dairyland (algo como a capital mundial do Danoninho). Pois foi lá que, na semana passada, um grande julgamento deu como condenado um rapaz chamado Anthony Stancl.
O crime de Anthony parece escrito pelos irmãos Coen (se eles tivessem problemas com o consumo de Bourbon). Há dois anos, com 18, teve a brilhante ideia de criar um perfil falso no Facebook, apresentando-se como uma bonita adolescente um pouco mais interessada na anatomia masculina que as pudicas jovens do lugar. Através desse avatar, Tony (acho que ele não se importa com a intimidade, aliás, excesso de intimidade é justo um dos seus maiores problemas), mas, como dizia, Tony convenceu não um, não dois, nem 13, mas 30 miúdos a fazer sexo com ele. Explico: a sua versão Britney Spears pedia fotos dos coleguinhas sem roupas. Depois exigia sexo com um suposto amigo (o próprio Little Tony), sob pena de divulgar as fotos no Facebook.
Não me perguntem que raio de moral há no Wisconsin em que é menos vergonhoso para um rapaz heterossexual fazer sexo com outro do que ver-se descascado na net, mas foi o que se passou.
Um dia alguém denunciou a coisa toda e Fat Tony (sim, ele é gordinho) vai passar os próximos 15 anos na cadeia. Não se sabe se terá acesso à internet e ao Facebook. Mas é bom desconfiar se uma americana entrar em contacto a pedir fotos vossas nus a comer melancias.
Aliás, é sempre bem ter cuidado com o Facebook. Tenho pena de começar esta página com uma história negativa sobre algo que já faz parte do meu dia-a-dia. Mas, tenho de ser sincero, aquilo é exactamente como o planeta Terra: há pessoas decentes como também há uma cambada razoável de maluquinhos.
Outro dia mesmo, apareceu-me um senhor a pedir para ser adicionado como "amigo", apresentando-se com um ridículo tapa-sexo, muito sério e hirto, num skate. Não sei bem aonde ele quer ir desse jeito (e não me refiro ao skate) mas deletei-o logo. Se amanhã ou depois, ele aparecer nas vossas páginas no Facebook, façam o mesmo. Ou não. Mas depois não digam que eu não avisei.
*Publicitário, escritor e facebooker
Sem comentários:
Enviar um comentário