por Félix Baigon*
Blog do Noblat
Pianista e arranjador de mão cheia, César Camargo Mariano traz no álbum Duo – em parceria com o violonista Romero Lubambo - mais uma pérola no formato piano e violão, assim como fez com o célebre guitarrista Hélio Delmiro, em Samambaia.
Músico da noite, César viveu seu auge acompanhando Elis Regina em shows e gravações memoráveis como em Falso Brilhante, Saudade do Brasil e Essa Mulher, que conta com o clássico o Bêbado e a Equilibrista.
Em April Child, do maestro Moacir Santos, a dupla esbanja virtuosismo e bom gosto. Romero, que vem fazendo escola no meio musical com seu violão técnico e suingado, mostra como sua passagem pela América lhe deu maturidade. Tudo que ele executa é muito bem pensado e medido.
Nenhuma nota é tocada em vão. César mantém seu estilo, possível de ser identificado no primeiro acorde. Sua mão esquerda sempre conduzindo baixos vigorosos que quase duelam com o violão nos trechos onde executam um tutti pra lá de interessante.
Instrumentos ímpares e com graus de dificuldade de execução totalmente diferentes, o piano e o violão até então não eram usados dessa forma na música instrumental brasileira.
O piano - a menor e mais acessível orquestra que um músico pode ter nas mãos - e o violão - com suas posições abertas e a possibilidade de se tocar acordes com cordas dobradas - provocando texturas estranhíssimas, porém maravilhosas aos nossos ouvidos, como as que ocorrem na músicaJoy Spring, consagrada pelo gênio da guitarra Joe Pass.
Vivendo há anos nos Estados Unidos, César e Romero representam muito bem os nossos músicos e a melhor música brasileira tipo exportação apresentada nesse álbum.
*Felix Baigon ouve música todos os dias. O hábito fez dele músico e produtor musical, pesquisador de notas, melodias e acordes.Contrabaixista nas horas vagas e inteiras, carrega 30 anos de relação intensa com a música, seja nos palcos, na sala da casa ou no fone plugado ao ouvido. Cansou de ouvir tudo sozinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário