sábado, 11 de abril de 2020

Hamilton de Holanda Quinteto | Casa de Bituca


Hamilton de Holanda

Hamilton de Holanda is a Brazilian bandolinist known for his mixture of choro and contemporary jazz, and for his instrumental virtuosity. Born in Rio de Janeiro he moved to Brasilia with his family as a boy. He started playing the mandolin at 5 and appeared at his first performance at six. With his brother Fernando César he formed the group Dois de Ouro and throughout his career he has collaborated with many other significant artists such as Yamandu Costa,[1] Mike Marshall[2] and Joel Nascimento. He has received several Latin Grammys. He has taught at the Raphael Rabello Choro academy.[3][4] He plays a custom made 10 string Bandolim.[5][6][7]



Com um repertório que faz parte dos pilares da nossa música, o projeto marca os 10 anos do lançamento do primeiro álbum do grupo. De lá para cá, traçaram o seu perfil inconfundível na música instrumental brasileira, adentrando no cenário com uma atmosfera própria. Neste disco, eles revisitam clássicos e atribuem-lhes a personalidade singular do quinteto. “Casa de Bituca” traz canções de Milton com parceiros como Fernando Brant, Lô Borges e Marcio Borges. As exceções são a faixa bônus “Guerra e Paz I” (Hamilton de Holanda), que já figurava no disco Brasilianos 3, e “Mar da Indiferença” (Hamilton de Holanda/ Marcos Portinari), canção inspirada na triste foto do menino sírio que virou um símbolo do tenso momento em que vivemos. Nesta última, o bandolinista assume pela primeira vez os vocais em uma gravação. O quinteto ensaiou e gravou o álbum em dois dias. Em junho de 2016, os músicos foram para o estúdio com a intenção de gravar alguns vídeos, celebrar o aniversário do grupo e levantar um novo repertório. Esse momento de concentração e efervescência de ideias desembocou em “Casa de Bituca”. No final do mesmo ano, reuniram-se em Juiz de Fora para gravar com o homenageado, que cantou um ‘coral mineiro’ na música “Bicho Homem”. Além das vozes de Hamilton e de Bituca, que também participa na faixa bônus, o disco também contou com a participação da cantora Alcione, que deixou a sua interpretação emocionante na gravação de “Travessia”.
00:57 BICHO HOMEM (Part. Milton Nascimento) 05:53 BOLA DE MEIA, BOLA DE GUDE 08:50 CLUBE DA ESQUINA Nº 2 12:50 MARIA TRÊS FILHOS 15:27 MAR DA INDIFERENÇA 19:38 PONTA DE AREIA 25:02 CONVERSANDO NO BAR (SAUDADES DOS AVIÕES DA PANAIR) 30:47 CANÇÃO DA AMÉRICA 34:21 VERA CRUZ 38:55 TRAVESSIA (Part. Alcione)

Sem comentários:

Enviar um comentário